IJUI NEWS - Alto índice de mortalidade infantil em 2017 preocupa autoridades da área da Saúde em Ijuí
Min: 15º
Max: 30º
Parcialmente Nublado
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
rad E

Alto índice de mortalidade infantil em 2017 preocupa autoridades da área da Saúde em Ijuí

Faltando mais um quadrimestre para encerrar o ano, o município já registra 12 óbitos.

Matéria Publicada em: 30/09/2017
Dados foram apresentados em audiência pública realizada nessa sexta-feira na Câmara. Foto: Prefeitura de Ijuí/Divulgação

Em audiência pública realizada na manhã dessa sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Ijuí, o secretário de Saúde do município, Josias de Abreu Pinheiro, e a secretária adjunta da Saúde, Andreia Amorim dos Santos, apresentaram os indicadores prioritários de saúde e a produção ambulatorial de alta e média complexidade relativos aos segundo quadrimestre de 2017 (maio, junho, julho e agosto). 

De acordo com os números, o índice de recursos próprios aplicados em saúde, no período, chegou a 24, 75%.

No tocante aos indicadores prioritários, um dos dados que mais preocupam as autoridades de saúde, de acordo com a secretária, é o da mortalidade infantil.

“Nós estamos trabalhando sempre com a meta de redução desse índice, mas não podemos deixar de nos preocupar porque ainda falta mais um quadrimestre para encerrarmos o ano e já temos o registro de 12 óbitos”, lamenta Andreia.

A secretária adianta, no entanto, que a gestão já vem adotando medidas no sentido de reverter esse quadro. Uma delas foi a retomada do programa Mãe Gestante, que trabalha diretamente com as gestante, incentivando o pré-natal e outros cuidados durante a gravidez, com grupos no Posto Central e nas Unidades dos Bairros.

“Esse programa foi lançado ainda no primeiro quadrimestre, mas infelizmente os resultados tendem a aparecer no próximo ano”, diz. 

Outras ações, segundo Andreia, incluem a intensificação do trabalho dos agentes Comunitários de Saúde, durante as visitas domiciliares, orientando sobre cuidados para prevenir a mortalidade infantil e com ações desenvolvidas pelo Programa Materno Infantil e Comitê de Óbitos que reavaliam permanentemente as estratégias desenvolvidas, a partir dos seus resultados. 

Conforme os dados apresentados na audiência pública, a gestão da secretaria de Saúde trabalha com uma estimativa máxima de 16 óbitos por mil nascidos vivos e até o momento já foram registrados 12, sendo 4 no primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) e 8, no segundo.

“Para além das ações que já desenvolvemos estamos trabalhando na criação de uma estratégia multidisciplinar, cujas ações passem também pela Educação e por outros setores do poder público”, afirma o secretário Josias de Abreu Pinheiro.

O secretário destacou, ainda, que a secretaria tem procurado trabalhar dentro da realidade financeira – com atrasos de repasses dos governos do Estado e da União – mas primando sempre pela manutenção da qualidade do atendimento e da oferta de procedimentos.

“Nós precisamos nos adequar à situação, mas sem prejudicar a assistência em saúde. Por isso, fazemos esforços para otimizar os recursos disponíveis”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Ijuí/RS

rad d