
Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de uma em cada quatro cidades do Brasil entre 2014 e 2017.
Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar.
Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.
Ijuí está entre os municípios atingidos pela pesquisa, segundo dados do Ministério da Saúde obtidos por meio de resultados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye. Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes.
O resultado da pesquisa para o município de Ijuí aponta que existe um agrotóxico acima do limite considerado seguro na União Europeia.
Trata-se do ALDICARBE
“- ALDICARBE - Inseticida, acaricida e nematicida, conhecido popularmente como chumbinho, está na lista da Pesticide Action Network (PAN) classificado avaliado como Altamente Perigoso. O aldicarbe é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Extremamente Perigoso (Extremely Harzadous) do ponto de vista agudo”.
Veja os dados da pesquisa para o município de IjuíRS AQUI
Twitter - @IjuíNews
