Durante o período de adaptação escolar pós-pandemia, muitos foram os desafios enfrentados pelas crianças, escola e família. O medo foi um sentimento muito presente no ambiente familiar que afetou a saúde mental do público infantil e adulto.
A infância é um período de experimentações, em que as crianças estão ávidas por descobertas e começam a desenvolver sua individualidade. O medo provocado pela pandemia, por sua vez, trouxe paralisia, o que faz com que as crianças, em vez de se lançarem em novas vivências, acabem recorrendo àquilo que já conhecem sensação de segurança, ou seja, o aconchego familiar.
Além disso, as mudanças que ocorreram na rotina familiar, novamente se transformaram com o retorno às atividades escolares. Se foi difícil de repente estarem todos em casa, mudar a rotina novamente, e se ausentar da segurança que o lar representa, também geraram alguns impactos.
Os reflexos do período de distanciamento social são visíveis no comportamento cognitivo, emocional e social das nossas crianças em sala de aula, a ausência do convívio social foi substituída pelo uso de recursos eletrônicos, celulares, áudio visuais... O uso excessivo de tais recursos também influenciou a adaptação no universo escolar. Acreditamos que para cada criança será necessário neste momento proporcionar um ambiente acolhedor e seguro e será ainda mais importante o olhar especial de todas as pessoas envolvidas neste processo família e escola. Atenção, dedicação e tranquilidade são fundamentais para que a criança sinta se segura e acolhida neste novo ambiente com pessoas diferentes que entraram em sua vida e para que façam parte efetivamente e do seu desenvolvimento psicossocial de maneira saudável sem futuros traumas este processo precisa ocorrer gradativamente respeitando o tempo de cada criança.
O principal objetivo enquanto educadores é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro onde possamos criar vínculos de confiança com nossas crianças e seus familiares, garantindo que as crianças vivam plenamente a infância, de forma a se desenvolverem integralmente em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social, estas são umas das atribuições da escola juntamente com a família de compartilhar a responsabilidade. Afim de gradativamente a criança possa sentir-se à vontade para explorar este novo ambiente cheio de novidades que fara parte do seu cotidiano.
Acreditamos que o principal conhecimento neste momento que precisamos passar para nossas crianças de forma eficiente é a Segurança.
Cláudia Denise Mori Kowalski
Professora da rede pública Municipal de Ijuí
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.