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Corte de gastos prevê desligamento de pardais de rodovias federais a partir de agosto

Apenas rodovias pedagiadas seguiriam com a fiscalização eletrônica, pois os equipamentos são de responsabilidade das empresas responsáveis pela manutenção das rodovias.

Matéria Publicada em: 09/07/2025
Controlador de velocidade na BR-285, em Ijuí. Foto: Abel Oliveira/arquivo

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➡️  A partir do dia 1º de agosto, os sistemas de monitoramento eletrônico de velocidade, popularmente conhecidos como pardais, poderão ser desativados na maior parte das rodovias federais brasileiras. Tal decorre da insuficiência de recursos financeiros destinados ao pagamento das empresas responsáveis pela instalação e manutenção desses equipamentos.

Um ofício emitido pela Coordenação-Geral de Operações Rodoviárias, vinculada à Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), enviado à empresa Fotosensores, responsável pelos dispositivos instalados no RS informa a data prevista para o desligamento.

Desde o ano passado, quando estavam sendo elaboradas as projeções orçamentárias para 2025, alertas acerca do possível corte vêm sendo feitos. Observa-se que a alocação financeira prevista para o contrato de fiscalização do controle de velocidade nas rodovias era insuficiente frente aos custos estimados. Conforme consta no documento, “enquanto a proposta técnica enviada por esta Coordenação demandava o valor de R$ 364,1 milhões, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 destinou apenas R$ 43,3 milhões à Ação 2036, representando uma redução de aproximadamente 88% do montante necessário para cobrir todas as operações relacionadas ao controle de trânsito”.

Apesar das tentativas de ampliar os recursos destinados ao contrato dos radares, os valores permanecem aquém do necessário. A previsão indica um gasto total de aproximadamente R$ 164,5 milhões, enquanto o orçamento disponível atualmente é de cerca de R$ 79,6 milhões.

Situação distinta ocorre nas rodovias pedagiadas. Nesses trechos, os controladores eletrônicos continuam operando normalmente. Os equipamentos nesses locais são de responsabilidade das empresas encarregadas pela manutenção das vias. No RS, exemplos incluem as rodovias BR-101, BR-386 e o trecho conhecido como freeway.

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