IJUI NEWS - “É o início do fim do DEMEI”, diz vereador sobre a desativação da Usina Velha
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
rad E

“É o início do fim do DEMEI”, diz vereador sobre a desativação da Usina Velha

“Ainda bem que é para a Ceriluz, que vai muito bem obrigado, faturando bem, com volumosos recursos de lucro, que estamos entregando a geração de energia do município”, disse Darci Pretto.

Matéria Publicada em: 26/09/2017
vereador acredita no fim do Demei, a partir da entrega da geração de energia do município. Fotos: Abel Oliveira / reprodução

Durante a discussão e votação do projeto do poder Executivo de Ijuí - que “autoriza a desativação do funcionamento da usina hidrelétrica denominada Usina da Sede (Potiribu), “Usina Velha” -, na sessão semanal da Câmara municipal, o vereador Darci Pretto da Silva (PDT) disse que a votação/aprovação caracterizava também ‘o início do fim do Demei’.

Pretto também votou a favor da matéria, mas justificou; 

“voto a favor, mesmo constrangido, mas atendendo ao que os integrantes das Comissões emitiram em seus pareceres, que comprovam a inviabilidade econômica da Usina Velha”.

O edil disse ainda que;

“é uma tristeza para todos nós, votar pela extinção de uma Usina de geração de energia elétrica do município. Vai ficar marcado na história, no lombo de cada um de nós este voto que nós estamos dando, esta decisão que nós estamos tomando”.

Pretto lamentou o fato da extinção do funcionamento da Usina Velha;

“uma coisa que eu não entendo é como a iniciativa privada evolui, avança, dá lucro, dá recurso, e as iniciativas públicas, as autarquias públicas, mesmo na área da energia elétrica, não conseguem dar lucro, não consegue se manter como economia viável... é um paradoxo que realmente me chama atenção, e nos leva à reflexões...”.

Para o vereador, a votação significa “o início do fim do Demei”. Justificou a afirmação salientando que é preciso “uma revolução na autarquia”.

Em seu pronunciamento na tribuna da Casa, o parlamentar afirmou estar mais tranquilo pelo fato de que a geração de energia do município de Ijuí está sendo entregue para uma cooperativa da cidade.

“Ainda bem que é para a Ceriluz, que vai muito bem obrigado, faturando bem, com volumosos recursos de lucro”.

De acordo com a matéria, a Ceriluz construirá sua Usina e indenizará o município de Ijuí, após o fechamento das atividades da Usina Velha.

Seiko DDD