IJUI NEWS - Prefeito sanciona Lei de desativação da Usina Velha
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
rad E

Prefeito sanciona Lei de desativação da Usina Velha

Ato foi realizado na manhã desta sexta-feira (6) no gabinete, com a presença de diretores da Cooperativa e de secretários municipais.

Matéria Publicada em: 06/10/2017
Usina Velha é desativada. Foto: Prefeitura de Ijuí/Reprodução.

 

O prefeito Valdir Heck sancionou na manhã desta sexta-feira (6), a lei 6569, aprovada pela Câmara de Vereadores, que autoriza a desativação e o funcionamento da Usina Velha.

Participaram do ato, no gabinete, o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, conselheiros da Cooperativa, secretários municipais, presidentes de autarquias municipais e presidente da Câmara de Vereadores, Marildo Kronbauer.

A desativação da Usina Velha, do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), tem o objetivo de possibilitar a construção de uma nova usina no Rio Potiribú, com melhor aproveitamento dos recursos hídricos e do potencial de geração de energia.

A cooperativa é detentora do direito de construir a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Centenário – Sede II, cujo projeto estava parado, aguardando justamente, esta autorização.

Pela parceria, para compensar o município pela desativação da Usina Velha, a partir da operação da nova PCH, a Ceriluz repassará o valor da geração atual, garantirá o retorno do ICMS e ainda irá fornecer 50 mil metros cúbicos de pedra, resultantes do túnel a ser construído e que serão destinados para a ponta norte do Aeroporto Municipal de Ijuí, visando futura ampliação.

A Usina Velha também seguirá sendo utilizada como ponto turístico, com parte da infraestrutura sendo recuperada pela Ceriluz.

Com essa ação, estamos garantindo o patrimônio do município e contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, com a geração da mais energia por parte da Ceriluz, haja vista decisão da Aneel, que levaria ao fechamento da Usina Velha futuramente, tendo em vistas os avanços tecnológicos verificados pelo setor”, afirma o prefeito.

Para o prefeito, essa medida “dói”, tendo em vista a história da energia em Ijuí, mas é necessária visando o desenvolvimento futuro do município.

O presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, classificou o momento como histórico.

“O município vai continuar com o patrimônio  e vai continuar gerando energia por 20 anos, sem manutenção. Eu parabenizo o prefeito por enxergar o futuro”, pontuou.

Seiko DDD