Uma criança de 5 anos de idade, que residia no município de Nova Ramada, faleceu no Hospital Bom Pastor de Santo Augusto, no sábado (23), com suspeita de Gripe A.
De acordo com nota divulgada pelo Hospital, a menina deu entrada na Casa de Saúde de Santo Augusto a 1h27, com infecção gravíssima (suspeita de Gripe A ou bactéria muito violenta), e faleceu cerca de quatro horas depois.
Segue a nota esclarecendo que
“... todas as medidas foram tomadas pela equipe médica e de enfermagem, mas não combateram o avanço da infecção devido ao quadro fulminante e irreversível, não respondendo ao tratamento”.
O Hospital chegou a acionar a Central de Leitos do Estado, com vaga de transferência para a UTI de Canoas, por transporte aéreo, porém, dada a rápida evolução da infecção e agravamento do quadro clínico - suspeita de Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA)- a paciente não resistiu.
A irmã da menina, uma bebê de um 1 ano e 2 meses, foi diagnosticada com pneumonia.
A criança foi transferida inicialmente para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, em leito clínico/pediátrico. Depois, foi para a UTI.
Já o irmão mais velho das meninas, com 7 anos e 9 meses de idade, encontra-se hospitalizado no Hospital Bom Pastor de Santo Augusto, com estado de saúde estável, em isolamento.
A secretaria de Saúde de Nova Ramada informou que recomendou para as pessoas que tiveram contato com a família dos pacientes o uso do antiviral Tamiflu.
O resultado dos exames para detectar o que realmente aconteceu com a menina e seus irmãos é aguardado para os próximos dias.