O município de Ijuí, assim como outros do Estado, não terá Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O prédio, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Ginasião, será ocupado pela secretaria municipal de Saúde para a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O governo federal autorizou municípios que não tiverem condições de implantação da forma original das UPA’s à conversão da estrutura para funcionamento de UBS.
No caso de Ijuí, o poder Executivo deve transferir nos próximos dias para o prédio da “UPA” o Pronto Atendimento 24 Horas (PA), que atualmente funciona no prédio da SMS, na Rua 19 de Outubro.
As UPA’s foram idealizadas há 10 anos, quando os hospitais e postos de saúde estavam lotados, diante da epidemia proveniente do Aedes Aegypti.
Como seria a UPA de Ijuí
De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA deveria funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Assim, ajudaria a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA deveria oferecer em sua estrutura serviços como raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
A UPA de Ijuí deveria ser de porte I
- Mínimo de 7 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.
Imagens/Fotos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.