IJUI NEWS - Prédio da UPA de Ijuí será ocupado por Unidade Básica de Saúde (UBS)
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
Britinho lateral esq

Prédio da UPA de Ijuí será ocupado por Unidade Básica de Saúde (UBS)

Nos próximos dias, o prédio da “UPA” abrigará o Pronto Atendimento 24 Horas (PA), que atualmente funciona no prédio da SMS, na Rua 19 de Outubro.

Matéria Publicada em: 14/06/2018
Unidade de Ijuí será transformada em UBS. Foto: Abel Oliveira

O município de Ijuí, assim como outros do Estado, não terá Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O prédio, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Ginasião, será ocupado pela secretaria municipal de Saúde para a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O governo federal autorizou municípios que não tiverem condições de implantação da forma original das UPA’s à conversão da estrutura para funcionamento de UBS.

No caso de Ijuí, o poder Executivo deve transferir nos próximos dias para o prédio da “UPA” o Pronto Atendimento 24 Horas (PA), que atualmente funciona no prédio da SMS, na Rua 19 de Outubro.

As UPA’s foram idealizadas há 10 anos, quando os hospitais e postos de saúde estavam lotados, diante da epidemia proveniente do Aedes Aegypti.

Como seria a UPA de Ijuí

De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA deveria funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Assim, ajudaria a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA deveria oferecer em sua estrutura serviços como raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 

A UPA de Ijuí deveria ser de porte I

- Mínimo de 7 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

Imagens/Fotos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.

Seiko DDD