Na manhã desta segunda-feira (23), o Ijuí News recebeu denúncia de que o presidente da União das Associações dos Bairros de Ijuí (UABI), César do Amaral, em nome da entidade, recebeu uma doação pessoal do prefeito Valdir Heck para custeio de uma viagem oficial da UABI.
De acordo com a denúncia, a viagem não aconteceu, o dinheiro não entrou no caixa da entidade e também não foi devolvido ao prefeito.
Entenda o caso
A denúncia relata que no início deste mês de julho, a UABI oficiou ao prefeito um pedido de doação para custear uma viagem ao município de Lagoa Vermelha, para tratativas relacionadas ao concurso da Mais Bela Comunitária do Estado. O valor doado, em cheque, foi de R$ 500.
A viagem não aconteceu. O dinheiro não foi apresentado ao tesoureiro da UABI, nem devolvido ao prefeito, mas o cheque foi descontado, segundo a denúncia.
O Ijuí News procurou César do Amaral. Por telefone, na manhã desta segunda-feira, limitou-se a confirmar o recebimento do cheque há cerca de 20 dias, e que devolveria o valor até esta terça-feira (24) ao prefeito. Não comentou outros detalhes sobre o destino do dinheiro até aqui.
Na denúncia, há relatos de que o próprio prefeito ficou surpreso ao saber que a viagem nem aconteceu, teria ainda confirmado que não teve retorno do valor doado.
A denúncia apresenta outras supostas irregularidades cometidas por César do Amaral, que não é unanimidade entre dirigentes da UABI, nem entre presidentes de bairros da cidade.
Imagens/Fotos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.