O julgamento do recurso eleitoral do vereador de Ijuí Claudiomiro Gabbi Pezzetta (PDT), cassado pela Justiça Eleitoral da cidade, foi suspenso no TRE/RS, na tarde desta terça-feira (18), por pedido de vista. Assim, os demais julgadores aguardam o voto-vista para o prosseguimento da sessão.
O parlamentar foi acusado e condenado em primeiro grau por corrupção eleitoral, incluindo abuso de poder econômico e captação e gastos ilícitos de recursos de campanha.
Pezzetta, em suas razões recursais, preliminarmente, “alega cerceamento de defesa, uma vez que indeferida a oitiva de uma das testemunhas arroladas; e ilicitude da prova emprestada, que não foi submetida ao contraditório no juízo criminal. No mérito, sustenta a ausência de captação ilícita de sufrágio, tendo em vista a ausência de prova robusta quanto a sua configuração, bem como a inocorrência de abuso de poder econômico e de captação ilícita de recursos. Ademais, insurge-se o recorrente quanto à decretação da sua inelegibilidade e sustenta, ainda, a desproporção da cassação do seu mandato. Dessa forma, requer a reforma da sentença”.
Saiba Mais
Justiça Eleitoral CASSA vereador do PDT de Ijuí e o sanciona a inelegibilidade por 08 anos
Claudiomiro Pezzetta, que está em licença da Câmara municipal para tratamento de saúde, foi cassado pelo juiz eleitoral do Cartório de Ijuí, Eduardo Giovelli, que também lhe aplicou multa de CINCO mil UFIRs e reconheceu sua INELEGIBILIDADE por OITO anos subsequentes à eleição do ano de 2016.
Imagens/Fotos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.