O juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí, Eduardo Giovelli, condenou o motorista Cláudio Dalla Costa, de 47 anos de idade, por três homicídios culposos na direção de veículo automotor, em concurso formal, e lesão corporal na direção de veículo automotor.
Cláudio Dalla Costa era o motorista de um caminhão envolvido em acidente que resultou na morte de três pessoas e em ferimentos em outras seis; na data de 22 de outubro de 2012, por volta das 8h30, um dia após o encerramento da ExpoIjuí, na BR-285, em frente ao Parque de Exposições.
No acidente morreram; Leandro Freiberger, aos 32 anos, motorista de uma Doblô de Campo Bom, a mãe dele, Maria Nely Freiberger, aos 58, e a funcionária da família, Viviane Lara, aos 27 anos de idade. Eles tinham participado da Feira e iniciavam a volta para casa.
O caminhão com placas de Catanduvas (SC) trafegava no sentido Bozano/Ijuí, quando, ao invadir a pista contrária, bateu primeiro contra a Doblô. Depois, atingiu um Fiat/Uno de uma concessionária de Ijuí, em que estavam cinco pessoas, todas feridas; a motorista Paula Ost Pereira, na época com 28 anos, e os passageiros Sérgio Vicente da Silva Mendonça, de 39; Juliano Menegol, de 31, Luciano Fernandes de Melo, de 36, e João Gabriel Fasbinder, de 26. O motorista do caminhão teve lesões consideradas leves.
Eduardo Giovelli, juiz do processo, sentenciou o réu a pena de três anos de detenção, no regime inicial aberto, com direito de apelo em liberdade, e a suspensão/proibição de dirigir veículo pelo prazo de um ano.
Por fim, analisados os requisitos legais pertinentes ao caso, o magistrado substituiu a pena de detenção por prestação pecuniária de quatro salários mínimos e prestação de serviço comunitário a razão de uma hora de terefa por dia de condenação.
Imagens/Fotos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.
Justiça de Augusto Pestana decreta prisão de homem acusado de estupro da irmã desde os 10 anos dela
Um Lamento de Amor e Saudade