O Juízo Eleitoral de Ijuí notificou o presidente da Câmara de Vereadores, Rubem Jagmin, do afastamento imediato do vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta (PDT), cassado, multado e inelegível por oito anos.
A notificação judicial ocorreu nesta quinta-feira (8), três dias depois de os juízes eleitorais do TRE/RS, à unanimidade, rejeitarem embargos declaratórios opostos por Pezzetta contra acórdão do próprio Tribuna Eleitoral TRE/RS [julgamento em 2ª instância].
De acordo com o presidente do legislativo ijuiense, o vereador afastado será comunicado imediatamente por meio de resolução.
Rubem Jagmin salienta que a posse da primeira suplente, Helena Marder, já deve ocorrer na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (12).
Claudiomiro Gabbi Pezzetta foi acusado e condenado, em primeiro e segundo graus, por corrupção eleitoral, incluindo abuso de poder econômico e captação e gastos ilícitos de recursos de campanha.
Por esses fatos recebeu a pena de cassação de seu diploma de vereador, a inelegibilidade por oito anos e multa de R$ 5.320,50.
Saiba Mais
TRE/RS rejeita embargos declaratórios de vereador do PDT de Ijuí; segue cassado e inelegível
TRE-RS confirma cassação de vereador do PDT de Ijuí
Justiça Eleitoral CASSA vereador do PDT de Ijuí e o sanciona a inelegibilidade por 08 anos