O tradicional número telefônico 190 será o único de emergência para atendimento da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.
O decreto de unificação dos serviços das três instituições foi assinado, entre outras medidas para a segurança pública, na manhã desta quinta-feira (20), pelo governado do RS.
Um dos eixos estratégicos do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM/RS), o processo de implantação do 190 como telefone único será realizado em etapas.
Os outros dois números de emergência conhecidos pela população - 193 e 197 - serão mantidos em uma primeira fase, mas serão recebidos em uma mesma central. A adoção do número único, pioneira no país, ocorrerá em um segundo momento.
Outro decreto assinado cria 31 Centros Integrados de Operações e Emergências (CIOPEs) que serão responsáveis pelo atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, além de videomonitoramento, sendo interligados com o Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os CIOPEs serão instalados nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Sant'Ana do Livramento, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga, Soledade, Uruguaiana, Vacaria.
Twitter - @IjuíNews
Projeto em homenagem ao jogador Dunga