O advogado criminalista Guilherme Kuhn comunicou, nessa terça-feira (26), o lançamento de seu livro "A Advocacia Criminal é Para Poucos."
O livro, lançado em parceria com o Canal Ciências Criminais, está em pré-venda (envios a partir de 10.abr.19).
Trata-se de obra destinada aos “teimosos, sonhadores, persistentemente teimosos, teimosamente chatos, que ousam duvidar dos donos da verdade; aos que, acima de tudo, insistem em acreditar no ser humano”.
De acordo o advogado, "a nobreza da profissão do Criminalista é das maiores. Ele está na linha de frente, ou, melhor dizendo, ele é a única linha, a única esperança de defesa da pessoa que está sendo acusada da prática de um crime, seja ela inocente ou culpada.
“É o Advogado contra tudo e contra todos; é o Advogado contra preconceitos, contra a intolerância, contra a mídia, contra o Estado. É o Advogado como a voz de quem não tem voz e como a vez de quem não tem vez”, destaca Kuhn.
Ele pontua que “... a advocacia criminal é para poucos. A humildade é um requisito, um imperativo para o exercício desta profissão: tratar a todos de forma igualitária, sem julgar o modo de ser de cada um, é uma premissa de vida."
A obra é apresentada pelo Defensor Público Ernani Riboldi Dal Pupo, e pelo advogado criminalista Jader Marques. Além disso, é prefaciada pelos criminalistas Jean de Menezes Severo e Marco Alfredo Mejìa.
“O autor faz uma abordagem caracterizada pela visão crítica, de temas que vão desde a fase investigativa até a procedimental, e demonstra, com coragem e algumas pitadas de ironia e sarcasmo, que o combustível para o exercício da advocacia criminal é a resistência”, diz Ernani Riboldi Dal Pupo em sua apresentação.
Também na apresentação, Jader Marques pontua que “... a coragem é uma das mais evidentes características do autor desta obra, o que se comprova pela ousadia e audácia de apresentar, em tempos tão confusos, um texto coerente e íntegro, falando do cotidiano da advocacia criminal, suas agruras, as dúvidas, as certezas, as grandes questões da rotina de quem labuta na instituição da defesa”.
“A presente obra é, sem sombra de dúvidas, uma grande contribuição para o aperfeiçoamento dos profissionais que já militam ou para aqueles que desejam direcionar sua carreira profissional para atuar na área da Advocacia Criminal”, prefacia Jean de Menezes Severo.
“O livro é de grande importância, pois vem adotar uma nova horda de futuros tribunos que, diferentes dos Advogados mitos, que muito pouco ou quase nada escreveram, revelam-se como pensadores novos que não foram contaminados por nomes do passado”, escreve no prefácio Marco Alfredo Mejìa.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor ou através do site do Canal Ciências Criminais.
Guilherme Kuhn
Advogado criminalista, graduado - com a 3ª maior nota da 54ª turma de formandos - em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ; graduando em Psicologia pela UNIJUÍ; mestrando em Direitos Humanos pela UNIJUÍ; coordenador da Comissão Especial de Estudos sobre Advocacia Criminal do Canal Ciências Criminais, pós-graduando em Advocacia Criminal pela Verbo Jurídico; colunista do Canal Ciências Criminais e formado na 2ª Turma - Turma Amadeu de Almeida Weinmann - da Escola de Criminalistas de Jader Marques.