IJUI NEWS - Ministério da Saúde não autoriza ocupação do prédio da UPA agora; PA segue no “Susão”
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
rad E

Ministério da Saúde não autoriza ocupação do prédio da UPA agora; PA segue no “Susão”

Pelo menos até o mês de julho, tudo segue como está; UPA fechada e PA no “Susão” da Rua 19 de Outubro. A confirmação é do secretário de Saúde da cidade, Josias Pinheiro.

Matéria Publicada em: 17/04/2019
Prédio da UPA segue fechado. Foto: Abel Oliveira.

O Ministério da Saúde (MS) não autorizou a ocupação agora do prédio da UPA de Ijuí pelo Pronto Atendimento (PA) da secretaria municipal de Saúde (SMS).

Pelo menos até o mês de julho tudo segue como está; UPA fechada e PA no “Susão” da Rua 19 de Outubro. A confirmação é do secretário de Saúde da cidade, Josias Pinheiro.

O secretário esteve recentemente em Brasília mantendo contatos no MS, mas ouviu um não categórico sobre a possibilidade da ocupação imediata do prédio em frente ao Ginasião.

Existe uma comissão para analisar essa possiblidade de ocupação diferente da forma original da UPA, mas ela [comissão] provavelmente se reunirá apenas a partir de 30 de junho”, explicou Josias Pinheiro.

O secretário disse ainda que recebeu uma espécie de advertência sobre a ocupação do prédio sem a devida autorização do Ministério;

Caso se ocupe agora, sem a autorização do MS, a quem pertence o prédio, o município corre o risco de ser obrigado a devolver os valores iniciais da obra – R$ 1,4 milhão - corrigidos desde o ano de 2014 [cerca de R$ 2 milhões]”.

Há um mês, Josias Pinheiro disse que a transferência do PA do Susão para o prédio da UPA ocorreria mesmo sem a autorização formal do MS, até o início do mês de maio. No entanto, agora, diante da possibilidade de responsabilização caso a medida seja adotada, Pinheiro informou que se reunirá com o prefeito para uma avaliação do caso.

VÍDEO: Ijuí não terá UPA no formato original; prédio será ocupado pelo PA da SMS

Twitter - @IjuíNews 

Imagens/Fotos/Vídeos: Abel Oliveira - Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020