Pelo menos 20 famílias humildes foram notificadas extrajudicialmente para deixarem uma área de preservação permanente de propriedade do município de Ijuí na Faixa Velha.
A ordem de desocupação determinada pelo prefeito Valdir Heck (PDT) foi feita através de notificação assinada pelo secretário de Habitação Ramsés Lemos (MDB).
No documento, o secretário assinala que a posse das famílias é clandestina, precária e ilegítima. Adverte que em caso do não cumprimento da ordem extrajudicial e forma voluntária, o município buscará a retomada e reintegração de posse na Justiça.
Na tarde deste sábado (27), o vereador Adalberto Noronha (PT) esteve reunido com as famílias atingidas pela notificação na Faixa Velha. Refutou a maneira como o caso está sendo tratado pelo município que, segundo ele, não dialogou com as pessoas que residem há muito tempo naquele local, nem lhes ofereceu acolhimento digno.
“Não foi oferecida nenhuma alternativa por parte do município às famílias, simplesmente, friamente através de um documento, sem nenhum tipo de diálogo, determinou que as pessoas desocupem o lugar onde vivem a maior parte de suas vidas”, disse”, lamentou Beto Noronha.
“Aos pobres, humildes, o poder público aplica o RIGOR da LEI”, escreveu Noronha em seu perfil no Facebook.
Nesta segunda-feira (29), às 9h, os moradores farão manifestação pública na própria Faixa Velha, em busca de audiência com o prefeito Heck para tratar do assunto.
Twitter - @IjuíNews