A comunidade do município de São Luiz Gonzaga, em tom de revolta, “detonou” nas redes sociais, com críticas pesadas, o delegado de Polícia Civil (PC), Afonso Stangherlin, após ele ter matado um cachorro a tiro em via pública da cidade. O policial é Delegado Regional da 27ª DPR.
O registro policial do fato foi feito pela dona do animal, um Labrador de 15 anos e com problemas de coluna. Luciane Gabert Ferreira, moradora da Rua General Lima, no Centro da cidade, relatou que por volta das 10h30, deixou o cão na calçada para caminhar um pouco e ingressou na residência para preparar um chimarrão.
Em seguida ouviu um tiro e percebeu que na calçada do outro lado da rua estava seu cachorro ferido e ao lado dele o delegado Stangherlin, que passeava com um animal de pequeno porte preso a uma guia. Ao indagar o policial sobre a atitude, ele teria que o Labrador o havia atacado.
Imagem do cão morto foi postada no perfil do Facebook do vereador da cidade Laureano Castilho (PSDB), acompanhado de texto resumido do fato, em sua versão. A postagem tem centenas de comentários, curtidas e compartilhamentos repudiando a ação do delegado.
A reportagem do Ijuí News não conseguiu contato com o delegado Afonso Stangherlin.
À Rádio São Luiz AM 1060, o policial confirmou o fato e explicou que
*“...estava indo até uma lixeira com um saquinho para jogar no lixo. Na volta, estava com um saco de ração em uma das mãos e a guia na outra, quando vi do outro lado da rua um cão preto num gramado de uma casa. A princípio, achei ser um pastor alemão pelo porte. Ele saltou uma cerca de um metro de altura e veio agachado, e só vi aquele vulto preto nas minhas pernas. Aí saquei a arma e dei um tiro. Atravessei a rua, gritei para alguém da casa e avistei a moradora, me identifiquei e expliquei a situação...”.
*Citação extraída do texto publicado no site da Rádio São Luiz AM 1060
Twitter - @IjuíNews