IJUI NEWS - Sete meses após anúncio de extinção, Heck mantém DEMASI em atividade
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
rad E

Sete meses após anúncio de extinção, Heck mantém DEMASI em atividade

Prefeito afirmou em dezembro de 2018 que a medida tinha como motivação evitar gastos com adequações na autarquia.

Matéria Publicada em: 18/07/2019
Imagem: Reprodução.

Sete meses após o prefeito de Ijuí, Valdir Heck (PDT), anunciar a elaboração de projeto de extinção do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (DEMASI), a autarquia segue com atividades normais.

Notícia Relacionada 

DEMASI de Ijuí será extinto nos próximos dias

Na época, Heck disse que a equipe de governo já estava finalizando o projeto, em consequência da impossibilidade de adequações necessárias à autarquia; contratação de pessoal, possuir contabilidade e setor de compras independentes, fatores que gerariam mais gastos de recursos públicos.

Disse o prefeito que, concretizada a extinção, os compromissos e responsabilidades da autarquia seriam divididos entre as secretarias do Meio Ambiente e de Obras.

O DEMASI

O Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) é uma autarquia municipal criada em 1º de dezembro de 2011 que é responsável pelos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos. 

O Demasi está em fase de estruturação e tem o apoio do Poder Executivo Municipal durante este período. Atualmente, o Departamento conta com servidores públicos cedidos em tempo parcial, sendo eles: engenheiro civil, contador, tesoureiro e assessor administrativo.

Outro instrumento importante da Política Municipal de Saneamento Básico é o Conselho Gestor de Saneamento Básico (Consabi), entidade deliberativa que tem a atribuição de decidir sobre os investimentos de saneamento básico no município, assim como acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab). O Conselho é composto por representantes do Demasi, Poder Executivo Municipal, Corsan, União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi) e Agenda 21.

Twitter - @IjuíNews 

rad d