O município de Ijuí se junta aos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Macuco (RJ) ao criar o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards-T18”. A Lei foi 6.858/2019 foi sancionada pelo prefeito Valdir Heck.
“Essa é uma iniciativa importante que tem o objetivo não só de divulgação da Síndrome, como também, visa ao desenvolvimento de ações de orientação e sensibilização da sociedade, médicos e profissionais de reabilitação”, explica o chefe prefeito.
A data será assinalada em 6 de maio.
“Além desses municípios, o Estado de São Paulo, também já instituiu o dia Estadual e estamos trabalhando... a discussão está no Senado Federal para tornar lei federal e estadual no Rio Grande do Sul... também, assim como nos municípios de São Paulo e Campinas (SP), e em Esteio (RS)”, comenta Eloir Torres Haas, um dos voluntários da Associação Síndrome do Amor, em Ijuí.
De acordo com Eloir, a audiência no Senado, para discutir o projeto, está prevista para o dia 22 deste mês de outubro, com transmissão ao vivo pela TV Senado.
O Projeto sancionado em Ijuí
PROJETO DE LEI
Institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards.
Art. 1º Fica instituído o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, no âmbito do Município de Ijuí, a ser observado anualmente no dia 6 de maio, com a finalidade de conscientizar a sociedade, médicos e profissionais de reabilitação.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Twitter - @IjuíNews