IJUI NEWS - Prefeitura divulga nota sobre descarte inadequado de material utilizado em testes de Covid-19
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Britinho lateral esq

Prefeitura divulga nota sobre descarte inadequado de material utilizado em testes de Covid-19

O entrevistador responsável pelo descarte foi identificado, afastado, e será acionado na Justiça pela UFPel, segundo a nota da prefeitura de Ijuí.

Matéria Publicada em: 17/05/2020
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Ijuí.

A prefeitura de Ijuí divulgou nota pública sobre o descarte inadequado de material utilizado em testes de Covid-19, encontrado dentro de uma caçamba de entulhos, na Rua Emílio Frederico Buhrer, no bairro Elizabeth, neste sábado, 16.

VÍDEO: Material utilizado em testes da Covid-19 é encontrado dentro de caçamba de entulhos em Ijuí

 

Na nota, a prefeitura reforça a origem do material, e informa providências dos responsáveis pela pesquisa realizada na cidade por entrevistadores terceirizados pelo IBOPE, que colhem dados para EPICOVID-19 da Universidade Federal de Pelotas.

Veja a íntegra da nota da prefeitura de Ijuí

"A Administração Municipal vem por meio desta Nota esclarecer a questão do descarte inadequado de materiais utilizados  na aplicação dos testes rápidos, referente a pesquisa do coronavírus realizada pelo Ministério da Saúde- Ibope e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em resposta as matérias veiculadas nos portais IjuiNews e reportagem Jânio Fernandes a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que:

O lixo encontrado no bairro Elizabeth não é proveniente de pesquisa local e sim oriundo de pesquisa terceirizada  com contratação de profissionais pelo Ibope com a supervisão de campo pela UFPel. A secretária da pasta, Andreia Amorim, comunica que assim que foi identificado o descarte inadequado do lixo, os profissionais da secretaria da Saúde, fiscais sanitários com  supervisão da UFPel recolheram  os testes com todas as medidas necessárias e os mesmos foram  encaminhados para o local destinado aos materiais contaminados na SMS.

 A administração municipal recebeu a informação de que os órgãos públicos envolvidos na pesquisa já identificaram o entrevistador e efetivaram o seu afastamento, além disso, a pessoa que efetuou esse descarte incorreto irá responder processo jurídico por parte da UFPel.

É salientado, ainda que, na próxima etapa da pesquisa haverá um maior acompanhamento dos fiscais do município atendendo  solicitação da secretaria da Saúde e Brigada Militar". 

Seiko DDD