A Polícia Civil (PC) desarticulou uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de defensivos agrícolas e outros crimes rurais em todo Estado.
O QG de comando da quadrilha estava em Ijuí, onde foram feitas buscas, apreensões e três prisões*, nesta terça-feira, 26, de acordo com a PC de Bagé/RS, responsável pelas investigações da operação batizada de ‘São Diogo’.
Foram apreendidos defensivos agrícolas de origem desconhecida e uruguaia (contrabando), produtos agrícolas com suspeita de adulteração e/ou falsificação, aproximadamente R$ 10 mil em cheques e dinheiro - quantia oriunda da venda de produtos agrícolas irregulares - e veículos utilizados em assaltos a propriedades rurais.
O bando começou a ser investigado em janeiro deste ano, após executar um assalto numa propriedade rural de Pedras Altas, fronteira com o Uruguai. Na oportunidade, os criminosos armados mantiveram uma família refém e roubaram cerca de R$ 1 milhão em defensivos agrícolas e maquinários.
Segundo apurou a Polícia, o grupo também atua no comércio ilegal de armas de fogo, falsificação e comércio ilegal de defensivos agrícolas.
A PC investiga indícios de que o bando criminoso tenha agido nos municípios de Rio Grande, Bagé, São Vicente do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Lageado, Cruz Alta, Santiago, Uruguaiana, São Gabriel, entre outros.
*A identidade dos presos em Ijuí não foi liberada à imprensa pela Polícia Civil
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Erico Verissimo – 120 anos