IJUI NEWS - Governo do Estado envia para Ijuí mais 880 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

Governo do Estado envia para Ijuí mais 880 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

A remessa obedece a critérios populacionais e epidemiológicos. A distribuição começou nesta sexta, 29.

Matéria Publicada em: 29/05/2020
Imagem/Ilustrativa.

O governo do RS inicia nesta sexta-feira, 29, o repasse aos municípios gaúchos de mais 130 mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.

O município de Ijuí está recebendo a 4ª remessa de testes do Governo; são 44 caixas, com 20 unidades cada, totalizando nessa remessa 880 testes rápidos da Covid-19.

A remessa obedece a critérios populacionais e epidemiológicos. De acordo com a secretaria de Saúde, o Estado já enviou 348 mil testes rápidos aos municípios e às Coordenadorias Regionais de Saúde.

- A prioridade para a realização dos testes segue a mesma: profissionais da saúde, da segurança e do serviço penitenciário, idosos com comorbidades, pessoas com mais de 50 anos e motoristas de transporte público e de carga, diz a Pasta da Saúde Estadual.

Pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI), também são prioritárias para testagem.

Todos os 497 municípios gaúchos receberão um lote mínimo de testes rápidos, que foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS). A eles cabe a responsabilidade de concluir a inclusão de diagnósticos positivos no sistema do E-SUS Notifica, para que o caso passe a ser computado nos dados oficiais da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde.

Critérios para distribuição dos testes aos municípios no 4º lote:

- Divisão por extrato populacional (dados do IBGE 2018), considerando aproximadamente 1 teste/100 habitantes (reservando ao menos 40 testes por município);
- Municípios com casos confirmados para COVID-19;
- Municípios com novos casos confirmados para COVID-19 que não haviam recebido caixas
por esse critério nas remessas anteriores.

Fonte: Saúde RS

Twitter | Repórter Abel Oliveira

Seiko DDD