O Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Ijuí, abriu procedimento para investigar a contratação pelo município de um hotel destinado ao acolhimento de pessoas suspeitas/positivas de Covid-19.
Os hospedes são encaminhados para o hotel a partir de indicativo suspeito/confirmado pelo Centro de Triagem. Nesses casos, uma equipe da Assistência Social da Saúde é acionada para entrevista e autorização da hospedagem, caso a família apresente necessidade de isolamento fora do domicílio, pela vulnerabilidade.
O MP vai investigar a suspeita de direcionamento do processo licitatório realizado por dispensa justificada.
O Ijuí News tornou pública a contratação pelo prefeito Valdir Heck (PDT) do Hotel Life Ijuí, localizado na Rua José Bonifácio, na frente da antiga Estação Rodoviária, na data de 6 de julho de 2020.
Heck contrata Hotel para isolamento de pacientes suspeitos/confirmados de Covid-19: R$ 414 mil
Por 90 dias de locação, de acordo com o contrato, o município se comprometeu a pagar R$ 414 mil, devendo a empresa contratada disponibilizar pelo menos 22 quartos duplos para o confinamento de pessoas suspeitas/confirmadas de Covid-19, com café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta observando rigorosamente a higinenização adequada e cumprimento de medidas preventivas. O dinheiro é oriundo do Ministério da Cidadania, segundo a prefeitura.
Fontes confirmaram ao Ijuí News que um empresário do ramo de hotelaria participou de reuniões na pré-contratação do serviço, mas que, sem muitas explicações, teria sido “escanteado” pela administração.
Outra fonte política afirmou que Câmara Municipal já recebeu pedidos de informações do MP sobre o caso.
A reportagem do Ijuí News buscou contato com o secretário de Governo, Telmo Alves, para contraponto, mas não foi atendida.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.