IJUI NEWS - Ijuí está no projeto Testar RS, que prevê testagem massiva para Covid-19
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
Britinho lateral esq

Ijuí está no projeto Testar RS, que prevê testagem massiva para Covid-19

Projeto do governo do RS foi lançado nessa quinta (23). Participam municípios com mais de 40 mil habitantes e maior incidência acumulativa de casos confirmados de Covid-19.

Matéria Publicada em: 24/07/2020
teste em massa no RS, por meio do projeto Testar RS. Imagem/Reprodução.

O governo do Estado do RS vai ampliar a testagem da população gaúcha com o rastreamento de casos de Covid-19 por meio do projeto Testar RS, lançado nessa quinta-feira (23).

Com o programa o governo pretende aumentar de cerca de 1 mil exames diários tipo RT-PCR para 7 mil exames por dia, totalizando 8 mil testes diários do RS.

Ijuí está no rol dos 30 municípios com mais de 40 mil habitantes e maior incidência acumulativa de casos confirmados de Covid-19 (que representa carca de dois terços dos casos e dos óbitos e 44% da população gaúcha) para participar do Testar RS.

Todos os 30 municípios são:

Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul,  Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Ijuí, Lajeado, Marau, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Vacaria e Venâncio Aires.

A testagem massiva será em duas etapas: A primeira, que já começou ontem, quinta-feira (23), será aplicada em dois grupos prioritários; Instituições para idosos e os estabelecimentos de saúde e pessoas com sintomas gripais.

Saiba mais sobre o Testar RS
A população foi dividida em quatro grupos de testagem:

GRUPO 1 - ILPI: a partir do primeiro caso confirmado por RT-PCR para Covid-19, testar trabalhadores e residentes da instituição, sintomáticos e assintomáticos, com o rastreio de contactantes próximos. No RS, existem cerca de 800 ILPIs, sendo que 59 apresentaram surto e estão distribuídas em 27 municípios, com registro de 85 óbitos.

GRUPO 2 - Estabelecimento de Saúde: a partir do primeiro caso confirmado por RT-PCR para Covid-19, testar trabalhadores, sintomáticos e assintomáticos, com o rastreio de contactantes próximos (setor ou andar etc.). É um grupo prioritário para enfrentamento da pandemia, pela importância do trabalho e pela exposição, já com grande número de profissionais confirmados com Covid-19.

GRUPO 3: todas as pessoas que buscarem atendimento e preencham a definição de síndrome gripal.

GRUPO 4: contactantes próximos dos casos confirmados de Covid-19 por RT-PCR, por meio do uso do aplicativo Dados do Bem.

A execução do projeto foi dividida em duas etapas:

ETAPA 1

Data: 23 de julho de 2020

Grupos de testagem por municípios:

• Em todos os municípios do RS: Grupos 1 e 2 de testagem

• Para os 30 municípios acima de 40 mil habitantes com maior incidência acumulativa de casos confirmados de Covid-19 (que representam cerca de dois terços dos casos e dos óbitos e 44% da população gaúcha): Grupo 3 de testagem

Central de triagem: Central Estadual de Triagem – Lacen/RS

ETAPA 2

Data: a partir de agosto

Grupos de testagem por municípios:

• Ampliação para todos os municípios: Grupo 3 (casos sintomáticos)

• Testagem de casos suspeitos e contactantes próximos de caso confirmado de Covid-19 por meio do uso do aplicativo Dados do Bem: Grupo 4

Centrais de triagem: Laboratórios regionais de Santa Maria, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo e Centrais Municipais de Triagem (por adesão).

Twitter | Repórter Abel Oliveira

Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020