Agentes da Polícia Federal (PF) de Passo Fundo cumpriram mandados de busca e apreensão em Ijuí, na manhã desta terça-feira (1/12), em diligências da operação “Paciente Zero”.
A investigação é de supostas fraudes em licitações, desvio de dinheiro público e corrupção por empresas terceirizadas na área da saúde dos municípios de São José do Herval, Trindade do Sul, Saldanha Marinho e Jaguari. Nesses, além de Ijuí, a PF cumpriu hoje 19 mandados.
Em Ijuí os agentes cumpriram mandados na empresa Exatus Soluções Estratégicas, na Rua Aristeu Pereira, bem como em um imóvel no bairro Morada do Sol. A Exatus atua na Gestão de Unidades de Saúde, Consultoria em Gestão Pública, Faturamento Hospitalar e Ambulatorial.
A investigação federal iniciou com notícias de fatos apresentadas por hospital filantrópico de São José do Herval, onde, em tese, a gestão anterior havia contratado, em 2014, empresa de consultoria destinatária de 35% de todas as verbas do SUS repassadas ao hospital.
Depois, os donos da empresa teriam criado uma organização social contratada pelo mesmo hospital para gerir o estabelecimento, mantendo ambos contratos, causando prejuízos financeiros consideráveis à instituição de saúde.
Diz a PF que nos últimos quatro anos, por meio de contas de suas organizações sociais, o grupo investigado recebeu mais de R$ 6,7 milhões decorrentes dos contratos.
Parte desses valores eram direcionados para empresa de consultoria de propriedade do principal investigado.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.