IJUI NEWS - Pessoas com comorbidades serão as próximas a se vacinar contra a Covid no Estado
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Seiko eee

Pessoas com comorbidades serão as próximas a se vacinar contra a Covid no Estado

Veja as especificações de cada comorbidade.

Matéria Publicada em: 15/04/2021
Reprodução/GovRs

Assim que os municípios terminarem de vacinar os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) contra a Covid-19, poderão iniciar a vacinação de adultos de 18 a 59 anos que têm alguma comorbidade. 

A estimativa no Rio Grande do Sul é de 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática. 

Veja as especificações de cada comorbidade:

imagem comorbidades

A SES/RS acredita que o Ministério da Saúde adote o mesmo sistema de organização por idade para as pessoas com comorbidades. Primeiro as pessoas desse grupo que tenham 59 anos, depois 58, e assim por diante, em ordem decrescente.

Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao posto de saúde um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc). Poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas Unidades de Saúde.  

Veja aqui o Plano Estadual de Vacinação e todos os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a Covid-19.

_____________________________________

WhatsApp KOMBAT AQUI

rad d