O Anteprojeto de Lei de autoria do vereador César Busnello (PSB), que cria o “Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar Animal de Ijuí” (FBPA), será votado na sessão ordinária da Câmara, na próxima segunda-feira (17).
A matéria prevê contribuição voluntária da comunidade no valor mínimo de R$ 10, em guia incluída no carnê do IPTU do ano vigente.
De acordo a matéria, a medida visa à “captação de recursos para o financiamento, investimento e ampliação das ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais, bem como, para o Programa de Controle Populacional de cães e gatos”.
Se aprovada na Casa Legislativa e sancionada pelo prefeito Andrei Cossetin (PP), a proposição de Busnello vira Lei, possibilitando a arrecadação de valores ao Fundo (FPBA).
Como justificativa para a apresentação da sugestão de Lei, Busnello explica:
- A matéria é de fundamental importância para o enfrentamento e a implantação de políticas públicas positivas à causa animal. A criação do Fundo proporcionará que o cidadão, seja pessoa física ou jurídica, repasse aportes para enfrentar os gargalos históricos da nossa cidade acerca da proteção e bem-estar animal.