IJUI NEWS - Família denuncia troca de corpos de vítimas de Covid-19, no hospital São Vicente de Cruz Alta
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
Seiko eee

Família denuncia troca de corpos de vítimas de Covid-19, no hospital São Vicente de Cruz Alta

Corpo de homem, de 69 anos, foi levado para um crematório de Santa Rosa, enquanto a família aguardava para o enterro. A confusão foi desfeita antes da efetivação do ato de cremação.

Matéria Publicada em: 25/05/2021
Família de João Antônio Figueira busca respostas. Foto: reprodução/cruzaltaacontece.com

As mortes de dois idosos por complicações da Covid-19, registradas pelo hospital São Vicente de Cruz Alta, causaram tristeza e mais transtornos às famílias distintas.

Uma delas, a de João Antônio Figueira, de 69 anos, comunicou à Polícia que ele foi ao hospital na semana retrasada por conta de uma lesão na perna. Recebeu tratamento paliativo e voltou para casa. A partir de sintomas da Covid, sentidos em casa, o homem foi submetido a exames e testou positivo para a doença. Com a piora do estado de saúde, voltou ao hospital na quinta-feira (20/5).

Depois de contatos e informações desencontradas prestadas pelo São Vicente, a família diz que no domingo (23/5) o filho de João Figueira se deslocou ao hospital, no fim da tarde.

Lá, o filho foi comunicado do falecimento do pai. Pouco depois, o corpo foi reconhecido por ele. A família, então, iniciou as tratativas de sepultamento para o Cemitério Municipal.

Na manhã do dia seguinte (segunda, 24/5), a família do falecido soube que uma funerária diversa da contratada recolheu o corpo de João Antônio Figueira do hospital e o levou por engano para um crematório do município de Santa Rosa, destino do outro falecido por Covid.

Os corpos foram trocados no mesmo necrotério do hospital. A confusão foi percebida antes da efetivação do ato de cremação em Santa Rosa.

A neta de Figueira, Júlia Figueira Fontoura pediu investigação e responsabilização pela troca dos corpos.  

A família quer respostas, saber ao certo quem é o responsável pelo erro. Ocorreu a troca dos corpos ou algo mais grave, como a troca de medicações entre os pacientes? Poderia ter sido feito algo para evitar o que aconteceu?”, questiona a neta de João Figueira.

Além do BO, a família também realizou denúncia para a Ouvidoria do SUS da 9ª Coordenadoria de Saúde para averiguar os fatos ocorridos dentro da unidade hospitalar.

Em nota, o hospital São Vicente diz:

- O Hospital São Vicente de Paulo (HSVPCA), vem a público prestar esclarecimentos sobre informações divulgadas nas redes sociais.

Inicialmente lamentamos o transtorno causado aos familiares e esclarecemos a comunidade que a troca de corpos foi exclusivamente de responsabilidade da Funerária. Informamos ainda, que a instituição adotará as medidas cabíveis para apurar os fatos.

Cruz Alta, 24 de maio de 2021.

A funerária Planalto, contratada pela família, também se manifestou:

Viemos a público esclarecer sobre informações divulgadas nas redes sociais informando que a empresa não teve qualquer participação no episódio da troca de corpos notificado pelo hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta. A funerária Planalto ressalta a seriedade e idoneidade dos serviços prestados sempre realizados com profissionalismo e respeito.

Ijuí News, colaboração cruzaltaacontece.com

Seiko DDD