IJUI NEWS - Vereador Matheus Pompeo propõe Lei de incentivo para alunos de Alta Performance
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Seiko eee

Vereador Matheus Pompeo propõe Lei de incentivo para alunos de Alta Performance

Por anteprojeto de Lei, ele propôs a “instituição de política municipal de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação intelectual”.

Matéria Publicada em: 08/06/2021
Matheus Pompeo, vereador pelo PDT de Ijuí. Foto: Assessoria Parlamentar.

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Ijuí, realizada nessa segunda-feira (7/6), o vereador Matheus Pompeo (PDT) propôs por meio de anteprojeto de Lei a “instituição de política municipal de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação intelectual. A matéria vai à análise do Executivo.

No Brasil, os altamente habilidosos e os superdotados constituem um grupo que é pouco compreendido, e negligenciado, diz Pompeo.

Em análise mais profunda da questão, o parlamentar salienta que há poucos programas direcionados para atender as necessidades e favorecer o desenvolvimento desses habilidosos”.

Ele entende que, da mesma forma em que a instituição escolar não está devidamente preparada para maximizar o potencial de aprendizagem e adaptabilidade de alunos que apresentam um atraso em seu desenvolvimento, o mesmo ocorre com relação àqueles que se destacam por apresentar um potencial superior, que possuem inteligência ou criatividade excepcionalmente elevadas.

Assim, Matheus Pompeo acredita que; “precisamos investir nas crianças com altas habilidades elas são o nosso futuro e elas precisam ser desafiadas”.

O vereador destaca que em outros países isso já acontece, com disciplinas de níveis mais elevados; precisamos começar a desenvolver aqui, ainda mais em Ijuí que é condecorado em Educação de qualidade”.

Matheus Pompeo se reunirá nesta semana com o secretário municipal de Educação, Claudio Souza, para dar-lhe ciência da matéria.

Seiko DDD