Na sessão plenária da Câmara Municipal de Ijuí, realizada nessa segunda-feira (7/6), o vereador Matheus Pompeo (PDT) propôs por meio de anteprojeto de Lei a “instituição de política municipal de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação intelectual”. A matéria vai à análise do Executivo.
“No Brasil, os altamente habilidosos e os superdotados constituem um grupo que é pouco compreendido, e negligenciado”, diz Pompeo.
Em análise mais profunda da questão, o parlamentar salienta que “há poucos programas direcionados para atender as necessidades e favorecer o desenvolvimento desses habilidosos”.
Ele entende que, da mesma forma em que a instituição escolar não está devidamente preparada para maximizar o potencial de aprendizagem e adaptabilidade de alunos que apresentam um atraso em seu desenvolvimento, o mesmo ocorre com relação àqueles que se destacam por apresentar um potencial superior, que possuem inteligência ou criatividade excepcionalmente elevadas.
Assim, Matheus Pompeo acredita que; “precisamos investir nas crianças com altas habilidades elas são o nosso futuro e elas precisam ser desafiadas”.
O vereador destaca que em outros países isso já acontece, com disciplinas de níveis mais elevados; “precisamos começar a desenvolver aqui, ainda mais em Ijuí que é condecorado em Educação de qualidade”.
Matheus Pompeo se reunirá nesta semana com o secretário municipal de Educação, Claudio Souza, para dar-lhe ciência da matéria.
Homem é encontrado morto em cova no pátio da residência onde a mulher estava morta no banheiro
Polícia investiga caso de mulher encontrada morta no banheiro de casa, na zona norte de Ijuí