Um dos aspectos mais cruéis da pandemia e, por consequência, da necessidade de isolamento social, é o fato de que os tradicionais atos de despedida do ente querido foram, em maior ou menor medida, tolhidos. Muitas famílias, portanto, não têm tido a chance de sequer expressar devidamente seu luto e compartilhar sua dor.
A Campanha Bosques da Memória foi lançada em âmbito nacional no final de 2020, cuja proposição e implantação partiu de um coletivo de organizações que atuam na Mata Atlântica, o bioma mais degradado do Brasil. Seus objetivos são homenagear as vítimas da covid-19 e agradecer aos profissionais de saúde e equipes de apoio, bem como marcar o começo da década da restauração de ecossistemas da ONU que iniciou em 2021 e vai até 2030.
No Brasil, já são mais de 50 bosques, sendo dois deles no Rio Grande do Sul. Em Ijuí, a viabilização do terceiro bosque do Estado está sendo encabeçada pela AIPAN – Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - e pela AVICO – Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19, de modo que mais informações podem ser obtidas com Francesca Werner Ferreira e Liane e Pâmela Copetti Ghisleni.
O Município de Ijuí situa-se em uma região marcada pela dualidade campo/floresta, sendo classificada como um ecótono, ou seja, uma região de transição entre dois Biomas – Mata Atlântica e Pampa –, originalmente detentora de grandes áreas de florestas, sendo que essas áreas de mato tiveram grande importância econômica com a imigração, a partir do final do século XIX. No entanto, em que pese a importância desta rica vegetação, ela frequentemente tem sido violada, o que impacta não somente as gerações atuais, como também as vindouras.
Nesse sentido, convidamos a todos e todas para que fiquem a par do projeto por meio de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Se você perdeu alguém especial para a covid-19 e deseja fazer uma homenagem, acesse o formulário a seguir: https://forms.gle/xCBrDLhsKanSm4Y99.
O cadastro é totalmente gratuito e conta com o apoio de diversas entidades locais e regionais.
Convidamos, ainda, para que a comunidade ijuiense esteja presente no dia 16 de outubro, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores, a fim de que possamos conversar sobre a proposta, bem como estabelecer potenciais lugares de estabelecimento do Bosque.
Polícia investiga caso de mulher encontrada morta no banheiro de casa, na zona norte de Ijuí
Por que uma vereadora suplente de Ijuí pode herdar cadeira na Câmara mesmo com apenas 2 votos?