Uma mulher diagnosticada com uma doença grave e que necessitava de cirurgia de urgência teve o pleito atendido após ação da Defensoria Pública do Estado (DPE). O caso ocorreu em Ijuí.
Conforme os laudos médicos, a assistida, moradora do município de Ajuricaba (RS) e servidora pública do município de Panambi (RS), é portadora de dissecação do arco aórtico e, diante da piora do seu quadro de saúde, necessitava urgentemente de implante de endoprótese customizada. Caso isso não ocorresse, ela corria o risco de morrer.
Inicialmente, a mulher teve o pedido de cirurgia negado pelo Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Ipe Saúde). No entanto, a demanda foi negada administrativamente por não constar na tabela de procedimentos fornecidos pelo convênio.
Diante da gravidade do caso, a DPE/RS ajuizou uma ação no dia 23 de novembro, que foi atendida imediatamente pela justiça. Entre outras coisas, o judiciário determinou o bloqueio judicial de R$ 266.981,60 para custeio da cirurgia. Com a decisão, a mulher foi transferida para uma unidade de saúde e realizou o procedimento na última segunda-feira (20/12). Atualmente, ela encontra-se em observação e o quadro de saúde é estável.
“Realizar a missão constitucional de garantir o acesso aos direitos dos cidadãos é um verdadeiro presente de natal para a equipe da Defensoria Pública”, destacou o defensor público Eugenio Pedro Gomes de Oliveira Júnior. Além do defensor, aturam no caso para garantir o direito à saúde da assistida, as técnicas Marcia Cirlene Oldenburg e Patrícia Almeida Vasconselos, o estagiário Rodrigo Persson, além do auxílio da assistente social do município de Nova Ramada (RS), Denise Casagranda.
Fonte: DPE/RS
Homem é encontrado morto em cova no pátio da residência onde a mulher estava morta no banheiro
Polícia investiga caso de mulher encontrada morta no banheiro de casa, na zona norte de Ijuí