Um grupo de vereadores de Ijuí apresentou um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município propondo que o período de recesso na Câmara seja reduzido de cerca de 60 dias para apenas 30 dias.
A matéria baixou às Comissões, na primeira sessão plenária do ano, e presidida pelo vereador Matheus Pompeo (PDT), nesta segunda-feira (3/1).
O documento é assinado pelos vereadores Beto Noronha (PT), Bruna Gubiani e Coletivo (PCdoB), César Busnello (PSB), Cleuton Rolim e Josias Pinheiro (PDT).
Na justificativa, os proponentes alegam atenção para as reinvindicações da sociedade, que não considera coerente um período de recesso de cerca de quase dois meses já no início de cada mandato.
A mesma proposta já havia sido apresentada apenas pelo vereador Beto Noronha (PT) no ano passado, mas foi rejeitada por maioria na Câmara.
Beto Noronha diz que o recesso atual não é adequado; “hoje temos quase 60 dias de recesso, iniciando no dia 16 de janeiro e vai até o final de fevereiro, e mais 10 dias em julho, que na prática acaba sendo 15 dias”.
A proposta de agora, segundo o grupo, prevê o recesso parlamentar em Ijuí apenas para o mês de janeiro – do dia 2 ao 31 -, e do segundo ao quarto ano da Legislatura, sem recesso no primeiro ano.
Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.
Por que uma vereadora suplente de Ijuí pode herdar cadeira na Câmara mesmo com apenas 2 votos?
ExpoFest proíbe acesso de carros de aplicativos ao estacionamento principal do Parque; “só pagando"