IJUI NEWS - Novo ministro do Trabalho e Emprego de Lula pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
Seiko eee

Novo ministro do Trabalho e Emprego de Lula pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS

Luiz Marinho (PT) afirma que, com resgate antecipado, fundo deixa de financiar projetos de habitação e de socorrer desempregados.

Matéria Publicada em: 04/01/2023
Luiz Marinho (PT), com o presidente Lula. Foto: Reprodução.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende “acabar com o saque-aniversário” do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O benefício permite que o trabalhador retire até 50% do valor disponível no fundo, de acordo com o saldo disponível na conta.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 28,6 milhões de trabalhadores recorrerem à modalidade. Ao todo, sacam, em média, R$ 12 bilhões por ano.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada na manhã desta 4ª feira (4.jan.2022), Marinho disse que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desviou o FGTS de seus objetivos ao liberar o saque-aniversário.

O FGTS tem dois objetivos, historicamente. Um deles é estimular um fundo para investimento, que é de habitação”, explicou. “Outro objetivo é a poupança do cotista, do trabalhador, para socorrer no momento da angústia do desemprego”, completou.

Quando se estimula, como esse irresponsável e criminoso desse governo que terminou, sacar em todos os aniversários, quando o cidadão precisar dele [do FGTS], não tem”, disse o ministro de Lula.

Fonte: Poder 360

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

rad d