O município de Ijuí amanheceu sem transporte coletivo urbano nesta quarta-feira (22).
Desde a madrugada, motoristas e cobradores se concentram em frente ao portão principal da empresa Medianeira Transportes Urbanos (MTU), responsável pelo serviço, impedindo a saída dos carros.
Os trabalhadores buscam aumento salarial com ganho real nos últimos 10 anos, desde o mês de novembro de 2016.
Segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Ijuí e Região, o movimento é também em razão da perda sistemática de direitos, como quinquênios e anuênios, além da ausência de qualquer outro benefício à classe trabalhadora, como vale alimentação e plano de saúde.
Ainda segundo o Sindicato, a manifestação é uma resposta “... a absoluta inércia por parte do sindicato patronal, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santa Rosa, e da empresa MTU - Medianeira Transporte Ltda., em rediscutir as bases salariais, que ora se encontram defasadas desde 1º de novembro de 2016 – data base da categoria”.
O Sindicato alerta que “... junto ao poder público municipal, iniciaram-se as tratativas de acordo para o aumento de tarifas, entretanto, diante da ausência de proposta para reajuste salarial da classe de trabalhadores, supõe-se que as novas tarifas só atendam aos lucros da empresa de transporte”.
O serviço deverá ser normalizado somente após reunião entre representantes da categoria e direção da MTU.
________________________________________________