Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________
Postado por ABEL OLIVEIRA
Com um público-alvo de mais de cinco milhões de pessoas no Estado, inicia nesta segunda-feira (10/4) a campanha de vacinação contra gripe influenza.
Diferente das últimas edições, a estratégia este ano está recomendada como de etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já realizou a distribuição de 828 mil doses aos municípios. Novos repasses estão previstos ao longo das próximas semanas, conforme o Estado receba os lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.
A 17ª Coordenadoria Regional de Sáude (CRS) Ijuí recebeu do Estado 18 mil doses da vacina para os municípios de abrangência. Há estimativa de imunização de 102 mil pessoas. Em Ijuí, a injeção será aplicada nos ambulatórios que possuem salas de vacinas.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.
Dia D em 6 de maio
Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização no Estado do Dia D da campanha em 6 de maio. Na data, haverá postos extraordinariamente abertos para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo aos estados essa definição.
A influenza e a vacina
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.