IJUI NEWS - Leite confirma extinção do modelo cívico-militar em 25 escolas que aderiram ao Programa Nacional
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

Leite confirma extinção do modelo cívico-militar em 25 escolas que aderiram ao Programa Nacional

Em 18 escolas com gestão estadual, o programa será mantido, com financiamento local. Nesse modelo, em vez de usar reservistas das Forças Armadas como monitores, o programa contrata PMs na mesma situação.

Matéria Publicada em: 15/07/2023
Reprodução/Arte/Ijuí News.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

Das 43 escolas que seguem no RS o modelo cívico-militar, 25 aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do governo federal. Nessas, a iniciativa vai ser extinta, de forma progressiva, obedecendo a ofício encaminhado pelo MEC, durante a semana, diz o governador Eduardo Leite.

Lula encerra escolas cívico-militares e ordena retirada de militares dos educandários

(Escola IMEAB de Ijuí no ato de implantação do modelo cívico-militar. Abel Oliveira/Arquivo).

Já as 18 escolas que fazem parte de uma iniciativa semelhante, mas de gestão estadual, manterão o perfil cívico-militar, afirma o governo do RS.

O modelo estadual, com financiamento local, também difere do federal porque, em vez de usar reservistas das Forças Armadas como monitores, contrata PMs na mesma situação.

Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitiu a escolas públicas regulares aderirem a um formato compartilhado, que une educadores civis e militares.

Os civis, professores concursados da rede estadual, seguem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa e comportamental, que aplica disciplina aos alunos, passa para os militares.

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020