IJUI NEWS - Você tem? Saiba como evitar o famoso mal-estar de fim de ano
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Britinho lateral esq

Você tem? Saiba como evitar o famoso mal-estar de fim de ano

Por: Mayra Cardozo | Alto Astral - Terra

Matéria Publicada em: 11/12/2023
Mayra Cardozo | Alto Astral - Terra

O período de Natal e Ano-Novo costuma ser visto como um momento de alegrias e felicidades. No entanto, algumas pessoas podem sofrer do conhecido "mal-estar de fim de ano", que deixa indivíduos desmotivados e até deprimidos.

Alguns sentem isso porque perderam algum familiar ou amigo nessa época, ou estão passando as primeiras festas sem um ente querido. Outros acham que essa época traz uma grande pressão, causada pela correria de comprar presentes e preparar tudo para as celebrações.

Há ainda quem tenha uma família não tão unida ou que se desentende muito e sabe que as festas em conjunto podem gerar brigas. De qualquer forma, ficar triste durante o fim de ano é algo muito difícil, e é interessante tentar usar algumas técnicas para superar isso e conseguir se sentir melhor.

Na intenção de ajudar, a psicóloga comportamental Priscilla Souza separou três dicas para evitar o mal-estar nesse período:

É importante ter companhia

Para quem fica meio mal no fim de ano, estar sozinho pode piorar ainda mais a sensação. Se a pessoa está deprimida porque perdeu alguém, por exemplo, o momento será mais difícil se ela não tiver com quem compartilhar ou se distrair.

"A gente precisa ter com quem conversar, com quem compartilhar as ideias. Precisamos de parâmetros, motivação, carinho, conforto, abraço para dizer que vai ficar tudo bem, para fofocar", explica Priscilla.

Evite desentendimentos

Se o seu caso é daquela família que não se dá tão bem, há como minimizar as chances de discussões. Evitar assuntos polêmicos, como política, futebol e religião, segundo a especialista, é uma boa saída.

Evitar ingerir muita bebida alcoólica nas festas é outra dica, pois o álcool pode colocar mais combustível em ambientes propensos para brigas.

Quando o clima das reuniões familiares é tão ruim que nada disso resolve, se afastar também é uma opção.

Diminua a pressão

Considerando que a pressão e a correria dessa época do ano são grandes motivos do mal-estar de fim de ano, isso é essencial. Se antecipe, compre antes, deixe tudo programado e faça o necessário para diminuir o peso do dia de Natal ou de outras celebrações dessa época.

Fonte: Terra - publicação original AQUI

Seiko DDD