IJUI NEWS - Riscos de uma gravidez após os 40 anos
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
Seiko eee

Riscos de uma gravidez após os 40 anos

Por, Critério – Assessoria Estratégica de Comunicação

Matéria Publicada em: 20/04/2017

É de conhecimento de que à medida que a mulher avança na idade, diminui a chance de gravidez.

O que poucos sabem é que a possibilidade de um casal com relações sexuais frequentes conseguir engravidar é de cerca de 20% em um mês.

Esse índice, chamado de fecundabilidade, diminui gradativamente após os 35 anos.

Para mulheres acima de 43 anos, a chance de uma gravidez natural cai para menos de 5%.

Conforme a especialista Rafaella Petracco, do Centro de Medicina Reprodutiva Fertilitat, há duas considerações quanto ao risco de uma gravidez após os 40 anos.

“Existe o risco obstétrico. A mulher é mais suscetível a uma série de enfermidades nessa faixa etária, como a hipertensão e o diabetes. Também pode haver malformações por alterações cromossômicas, que aumentam gradativamente com a idade”, explica.

Além disso, deve-se considerar que a fertilidade depende tanto do homem quanto da mulher.

É necessário não apenas a produção e o amadurecimento de um óvulo e de uma quantidade normal de espermatozoides, mas também que haja a possibilidade de que esses dois gametas se encontrem.

“Por esse motivo, mulheres acima de 40 anos que desejam gestar devem ser submetidas a uma série de exames que permitam investigar possíveis alterações no sistema reprodutivo, pois não há tempo a perder na busca da gestação”, afirma a ginecologista.

Por isso, para preservar a fertilidade, são necessários alguns cuidados. Existem algumas recomendações úteis quanto ao estilo de vida.

O cigarro, o álcool e as drogas ilícitas diminuem a fertilidade tanto do homem quanto da mulher. Alguns fatores ambientais, como a exposição a mercúrio e cádmio também podem atuar negativamente sobre a fertilidade.

Outros possíveis motivos são dietas com perda exagerada de peso e exercício físico em excesso, assim como sobrepeso e sedentarismo que podem alterar a ovulação.

Doenças sexualmente transmissíveis também podem ser fatores que levem a dificuldade para gestar.

Critério

Assessoria Estratégica de Comunicação

Seiko DDD