IJUI NEWS - Por que o delegado não autuou em flagrante um suspeito de tráfico capturado pela BM em Ijuí?
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
Britinho lateral esq

Por que o delegado não autuou em flagrante um suspeito de tráfico capturado pela BM em Ijuí?

“... assim, percebe-se que nesses casos há muita discussão em redes sociais a partir de publicações de pessoas sem o conhecimento do rito a ser seguido pelas autoridades, cada uma na sua competência”.

Matéria Publicada em: 11/06/2024
Material aprreendido na ação da BM. Foto: BM/Divulgação/FB.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Texto/postagem de ABEL OLIVEIRA

A Polícia Civil (PC) de Ijuí vai investigar por meio de Inquérito Policial (IP) um suposto crime de tráfico de drogas levantado pela Brigada Militar (BM) a partir da detenção de um suspeito e da apreensão de entorpecentes.

O caso narrado pela BM na DPPA é de uma detenção ocorrida no fim da tarde desta segunda-feira (10/6), na Rua Marcos Bresolin, no Bairro Getúlio Vargas.

Diz a BM que durante patrulhamento agentes visualizaram um indivíduo em atitudes suspeitas nas proximidades de um ponto de traficância, onde ele teria esboçado reação de fuga com a aproximação da patrulha.  

Com o abordado, um jovem de 18 anos, de Canoas/RS, a Brigada diz que os militares encontraram uma mochila contendo 28 petecas  de maconha (48g), uma bucha de cocaína (25g) e um telefone celular. Diante da situação, a ocorrência foi encaminhada à PC.

A autoridade policial plantonista, o delegado de polícia, dono de poder discricionário, analisou o caso e deliberou pela investigação com suspeito solto, não pelo Auto de Prisão em Flagrante (APF).

Assim, percebe-se que nesses casos há muita discussão em redes sociais a partir de publicações de pessoas sem o conhecimento do rito a ser seguido pelas autoridades, cada uma na sua competência.

Note que o delegado tem independência funcional e autonomia para deliberar e optar pelo melhor caminho que juridicamente couber, ainda que esse contrarie posições institucionais internas e de outros órgãos incumbidos também em seus papéis pela persecução penal.  

Cópias de textos, fotos e vídeos não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

rad d