A consciência fonológica e fonêmica são importantes habilidades que toda criança precisa desenvolver para a aquisição da leitura e da escrita.
A consciência fonológica envolve a capacidade de identificar, manipular e segmentar os sons da fala, enquanto a consciência fonêmica se refere à capacidade de identificar e manipular os fonemas, que são os sons distintivos da língua.
Adquirir um bom desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para um bom desempenho na leitura, pois faz com que a criança entenda a relação entre os sons e as letras, facilitando a correspondência entre a fala e a escrita. Porém é importante ressaltar que a consciência fonológica e fonêmica são apenas partes do processo de leitura e escrita, e é necessário também desenvolver outras habilidades como a compreensão e a interpretação do texto.
Quando a criança apresentar dificuldades para compreender e interpretar o que estiver contido no texto, é importante buscar estratégias que a ajudem no melhoramento destas habilidades.
Praticar a leitura regularmente, oferecer diferentes tipos e gêneros textuais, adotar técnicas de leitura ativa e compartilhada, como fazer perguntas sobre o texto, resumir o que foi lido, apresentar outros textos com temas afins, fazer perguntas sobre o assunto do texto, também podem ser úteis para melhorar a compreensão.
Quando a criança estiver manifestando estas inabilidades nas áreas fonológicas, fonêmicas, de compreensão ou de interpretação da leitura e da escrita, poderá ser o momento de buscar uma ajuda profissional dentro da psicopedagogia ou neuropsicopedagogia, para auxiliar a desenvolver estas habilidades.
Liane Maria Fiorim Comerlato
Psicopedagoga Clínica e Institucional Neuropsicopedagoga – Neuroaprender Ijuí
Fone: (55) 9.9149-7180